FANDOM

Predefinição:Galego Predefinição:Desgalipedia

A Grande Enciclopédia Galega Silverio Cañada (em galego: Gran Enciclopedia Gallega Silverio Cañada, Gran Enciclopedia Galega Silverio Cañada, Gran Enciclopedia Gallega ou Gran Enciclopedia Galega) é uma enciclopédia com temática galega, editada em espanhol, castrapo e galego.

História Editar

Gran enciclopedia galega

A famosa Grande Enciclopédia Galega.

A primeira edição de quarenta e três volumes em língua espanhola, dirigida por Ramón Otero Pedrayo, foi publicada em 1974 durante a ditadura franquista sob orientação da Opus Dei e da Inquisição Espanhola, sob o título de Gran Enciclopedia Gallega Silverio Cañada. Os coordenadores editoriais foram: Seu Madruga, Darth Vader e Jack Bauer e teve participação de Didi Mocó, Chico Anisio e alguns IP's que vandalizaram editaram de livre e espontânea vontade sob revisão da censura franquista pois os franquistas não queriam uma obra sob efeito do comunismo.

Versão em DVD, blu-ray e outras midias Editar

A versão em DVD com língua galega foi lançada em 2005.

Possui mais de 8000 entradas, fotografias, gráficos e mapas (incluindo um mapa individual para cada um dos 315... opsQuando a enciclopédia foi editada, havia 315 concelhos na Galiza. A partir de 2013, com a fusão de Oza dos Ríos e Cesuras, passaram a ser 314. concelhos da Galiza).

A enciclopédia é estruturada em cinco secções:

  • Enciclopedia (Enciclopédia): Destaca todas as enciclopédias de linha, inclusive as falidas Desgalipédia, Feijoopédia .
  • Biografías (Biografias), com cerca de todos artigos incluidos na Desgalipédia.
  • Heráldica, com mais de 8000 entradas de apelidos e linhagens.
  • Descubre Galicia (Conheça a Galiza), um guia turístico feito pelos redatores da Televisão da Galicia com um índice que chega até o nível das paróquias galegas.
  • "Dossier" (Dossiê): de todos os conflitos que a Desgalipédia viveu até hoje.

Ver também Editar