FANDOM

Predefinição:Suiço

O romanche é uma língua de origem retoromana, da mesma família do italiano, do romeno e do sardo não necessariamente parente próximo deles pois ninguém gosta de ser lembrado como primo/sobrinho de um eleitor do Berlusconi ou de um vampiro ou de um mafioso. Popularmente, diz-se que o romanche é um velho latim atrelado às montanhas suíças.

A língua romanche hoje Editar

Ficheiro:Estudante de romanche.jpeg

Quarta língua nacional, o romanche é falado por apenas 1% da população, sobretudo no cantão dos Grisões, leste da Suíça, ente a Áustria e a Itália. Para complicar, existem 5 romanches diferentes e hoje ele é minoritário em sua própria terra, dominado pelo dialeto suíço-alemão e pelo italiano.

O idioma retoromanche está em situação alarmante com o uso cada vez mais generalizado do dialeto suíço-alemão num plano nazista visando o anschluss da região germanófila. Como mais uma tentativa de resistência, personalidades fazem um manifesto e acaba de ser lançado o dicionário romanche-francês.

Dialetos Editar

Ficheiro:Brillantín raposo perfil.jpg

A diferença entre as variedades de romanche está apresentada nas frases abaixo, que significam "a raposa teve mais uma vez fome":

Rumantsch Grischun
La vulp era puspè ina giada fomentada.
Baixo Engadino
La vuolp d'eira darcheu üna jada fomantada.
Alto Engadino
La vuolp d'eira darcho üna vuota famanteda.
Sobremirano
La golp era puspe eneda famantada.
Subselvano
La gualp eara puspe egn'eada fumantada.
Sobresselvano
L'uolp era puspei inagada fomentada.
it:Lingua romancia

mwl:Lhéngua romanche