FANDOM

Predefinição:Espanhol Predefinição:Galego

A comarca de El Bierzo (O Bierzo em galego) está localizada no oeste da província de Leão, na comunidade autónoma de Castela e Leão na Espanha e é a única que é reconhecida por lei no território de Castela e Leão. O Conselho Municipal tem sede em Ponferrada. A região abrange 38 municípios e a região é conhecida pelos movimentos galeguistas de união da Galiza irredenta, assim como o Leonesismo e Bercianismo regional.

História Editar

O Bierzo faz parte da faixa ocidental da cultura castreja, sinalándose há várias décadas mais de uma trintena de castros, alguns deles indicados mesmo na documentação dos romanos como aldeias de gauleses irredutivéis que se manteve independentes de Roma até a chegada de Júlio César.

A invasão muçulmana, no início do século VIII, afundou o Bierzo no escuro já que muitos tiveram suas luzes apagadas por não pagarem a conta do óleo de baleia importado dos sarracenos.

Ficheiro:Nacionalismo galego no Bierzo.jpg

O Bierzo conformou a província do Vierzo, no projeto de divisão territorial de 1822, durante o triênio Liberal espanhol. Porém, na análise divisão territorial de 1833 foi integrada na província de Leão gerando conflitos até hoje entre os partidários dos movimentos reginalistas e nacionalistas abrigados na região.

Galeria de imagens vandalizadas no Bierzo Editar

gl:O Bierzo