FANDOM

Predefinição:Galego

A Televisión de Galicia, em português, Televisão da Galiza, também conhecida como A Galega ou Telegaita, é um canal de televisão galego que forma parte da Corporação maligna de Radiotelevisão da Galiza (CRTVG), junto com a Rádio Galega no intuito dos pepeiros de manipular notícias e desinformar a população galega.

História Editar

A Televisión de Galicia iniciou as suas emissões a 25 de Julho de 1985, com a emissão da curta-metragem de terror Mamasunción, de Chano Piñeiro. Após um período de emissões experimentais, finalmente tomaram vergonha na cara e iniciou a sua caminhada com 39 horas de emissão por semana. Actualmente emite 168 horas por semana, com 80% de produção independente.

Controvérsias Editar

Ficheiro:TVG política.jpg

Desde a chegada de Alberto Nuñez Feijóo à presidencia da Xunta de Galicia, algumas pessoas têm afirmado que a TVG e a Radio Galega manipula e censura informação. Os casos mais polémicos foram a censura de uma reportagem sobre as vacas loucas, e a manipulação de uma informação sobre a manifestação do movimento Queremos Galego!, na qual se afirmava que um manifestante teria agredido os repórteres da TVG, o que acabou por se revelar ser uma mentira. Além disso, o presidente da Xunta de Galicia, protagoniza 80% das notícias sobre política, enquanto o líder do principal partido da oposição, PSdeG, protagoniza apenas 9% dessas notícias, sendo inclusivamente superado pelo seu homólogo do BNG.

Programas Editar

Ficheiro:Presentadorestelegaita.jpg

A programação da TVG é inteiramente em galego, excepto alguma publicidade emitida em espanhol, castrapo (eventualmente) e algum programa em espanhol emitido para o exterior. No entanto, o primeiro canal de televisão em emitir em galego, ainda que parcialmente, foi a TVE através do seu centro territorial na Galiza.

Informativos Editar

Ficheiro:Urxencias TVG.jpg
  • Bos Días
  • Galicia Noticias Mañá
  • Telexornal Mediodía
  • Informativo Local
  • Galicia Noticias Serán
  • Telexornal Serán
  • Telexornal Noite
  • Informativo Noche (apenas para a Galicia Televisión América, em castelhano)
  • A Revista
  • A Revista Fin de Semana
  • Bos Días Magazine
  • O Tempo
  • Reporteiros

Divulgativos Editar

  • Alalá
  • Botarse ao Monte
  • Todos na Cociña
  • Hai que Mollarse
  • Larpeiros

Musicais Editar

Ficheiro:Carmiña carmela.jpg
  • Luar
  • Noite de Jazz
  • Sons na Noite

Humor Editar

  • Land Róber
  • Zapping Comandoes:TVG

gl:Televisión de Galicia