FANDOM

O bairro de Vasco da Gama foi criado em homenagem ao centenário do Clube de Regatas Vasco da Gama, em 1998, é onde se localiza a principal sede e o famoso estádio do clube e da principal porta de entrada da favela Barreira do Vasco.

Também é sede do popularmente chamado aterro sanitário Estádio São Januário, em virtude de a enorme quantidade de lixo encontrado na Rua São Januário. É um bairro da cidade do Rio de Janeiro desmembrado de São Cristovão.

Geografia Editar

Localiza-se no bairro muitas indústrias, favelados, prostitutas e vascaínos. Estima-se que os primeiros habitantes chegaram à zona de prostituição onde hoje é o Vasco da Gama por volta de 1920, em sua maioria imigrantes portugueses. (O ESTÁDIO VEIO ANTES DA FAVELA) SÃO CRISTÓVÃO ERA UM BAIRRO NOBRE. VASCO DA GAMA O MAIOR CLUBE DO MUNDO, ISSO TUDO SEM AJUDA DO CHANNEL FOUR.

História Editar

O bairro foi criado a partir de um projeto de lei de um vereador vascaíno no mandato tentando concorrer as eleições para prefeito, e sancionado pelo alcaide que ganhou a eleição. Até então não tinha a menor idéia de que ali fosse um bairro à parte e a noção de bairro foi introduzida na época. No entanto, o bairro de São Cristovão, sempre foi considerado muito grande, e em virtude disso, sempre foram utilizadas outras referências geográficas, entre as quais a Rua São Januário, utilizada como referência em transporte público, e citada na canção O bonde de São Januário. Este facto, juntamente com o centenário do clube, foi motivador do desmembramento sofrido por São Cristovão.

Muito embora alguns clubes cariocas homenageiam seus bairros de origem, como Bangu, Olaria, Bonsucesso, além de Botafogo e Flamengo. O Vasco da Gama sempre por causa da inveja aos outros clubes foi o único clube do Rio, provavelmente do Brasil, que criou um bairro, reconhecido pela prefeitura como ponto de zoação das outras equipes que não possuem estádio.

Lugares de interesse Editar

  • Barreira do Vasco: é uma favela da cidade do Rio de Janeiro encravado no bairro de Vasco da Gama. É conhecida por ser bem próxima do aterro sanitário de São Januário sede do Clube de Regatas Vasco da Gama e perto do pavilhão onde se situa o centro cultural de tradições nordestina, a popular feira de São Cristóvão. Atualmente a comunidade é dominada pelo comércio de drogas, o popular Comando Vermelho.

Predefinição:Desgalipédia Predefinição:Bairroscariocasgl:Vasco da Gama, Río de Xaneiro